PLENITUDE

Hoje foi um daqueles dias
Em que antes que você desperte
A vida te olha e diz:
Hoje te darei um dia feliz!
E antes de dormir agradeço
Pelo prazer
De tê-lo desfrutado
Plenamente
De sua plenitude.

01/2015

 

 

POEMAS

HORA BENDITA

03/01/2016 23:04
HORA BENDITA   O dia ainda por amanhecer e uma sinfonia emerge na escuridão. Difícil adivinhar todos que cantam no imenso sertão. Pressente-se apenas O quanto é belo! Cavalos, bois, equinos burros, ovelhas,cabras sabiás, galinhas d’angola, carcarás periquitos, coleirinhos,...

OBRIGADA

26/07/2015 17:12
OBRIGADA   Obrigada pelo encontro fortuito na fria rua às seis da manhã a caminho do trabalho a mulher sem pudor seu bocejo necessitado de sua cama nosso riso despreocupado por nossa humanidade.   Obrigada pela gestante em pé à porta do vagão do metrô reclamando dos enjôos num sorriso...

CHAMAS

19/07/2015 19:02
CHAMAS   Fim de tarde em dia de outono o céu em chamas como minh'alma sem se saber por quê   06/2015    

NOITE

19/07/2015 19:01
NOITE   Vou pela noite de sábados esquecidos alegres sem compromisso amarelos pontos de luz  aconhegantes. Volto dentro da noite pelas ruas desertas sileciosas plena de mim  a vida me tem.   06/2015

AS CRIANÇAS DE PORTINARI

19/06/2015 21:58
AS CRIANÇAS DE PORTINARI   Que possamos saltar de uma tela de Portinari para o chão de terra batida vermelha pula-pula puxa-arraia cambalhota bananeira amarelinha estilingue pião e o que mais houver com todo o encantamento soprado pelo vento cansados cair sobre a terra sob imenso...

ESCREVER

09/06/2015 17:15
ESCREVER   Apesar da inevitável convivência com Mr. Apud, escrever um texto é como conduzir o leitor numa dança,  sob a melodia que componho. tem de ter ritmo ser envolvente leve repleta de sentido. Ser o condutor da dança. Em alguns momentos, há de se ser grave, expor nossa...

FILHO PREDILETO

04/06/2015 12:42
FILHO PREDILETO   O filho predileto para manter o privilégio de seu papel, lentamente transforma-se de doce criatura em monstro desempenhando com maestria sua despótica hipocrisia.   Sandra Caldas 05/2015

A PERDA

06/09/2014 18:03
A PERDA   A perda de alguém não é a distância de quem se foi. Não é saudade. É a implosão o vazio abissal na própria alma. É o espanto súbito da ruptura do sentido do amor. É a constatação de que para além do amor universal o buraco negro é real. É o viés do ritmo que torna possível tudo...

EM TEU COLO

21/04/2014 13:41
EM TEU COLO   Às vezes, porque tenho medo em teu corpo forte me encolho e sinto a proteção Que sempre levarei comigo!   Às vezes, porque tenho sono no travesseiro de teu peito me aninho e ouço o sussurrar grave das canções Que sempre levarei comigo!   Ás vezes, porque estou triste em...

VERÃO

06/04/2014 17:11
VERÃO   Neste dia do tão esperado fim de verão, (pelos paulistanos, é claro!) contemplo a doce manhã azul presente há mais de um mês como turquesa pairando sobre nós. E dispondo de meus privilégios de mulher com os pés semi nus, saia de quase seda a roçar as pernas os braços envolvidos pelo...
1 | 2 | 3 | 4 >>

CRÔNICAS

A B C

07/01/2016 19:18
A B C   Não é toda criança que recebe as bênçãos de ser conduzida pelos pais em boas leituras. Ana, em seus trinta e poucos anos, é uma das poucas sobreviventes aos tempos de Xuxa, vacinada com letras de primeira qualidade. Encantava-a desde o bêabá inicial o universo de Fernando Sabino, Rubem...

FLAGRANTE

02/01/2016 19:28
FLAGRANTE   Era um filho muito zeloso em relação à sua mãe, idosa, mas altiva, aos setenta oito anos fazia questão de usar salto alto, mesmo morando em um bairro repleto de ladeiras. O filho, atento, sempre que possível, ia buscá-la e levá-la para suas atividades preferidas.   Já era...

SOBRETUDO

21/06/2015 19:33
SOBRETUDO   O casamento dera-se na adolescência, em uma época que nem havia adolescência. Ocorrera assim, porque era da vida casar, ter um futuro garantido, não ficar para ‘tia’. Bastava simpatia entre os pares, e principalmente entre os pais dos pares.   Era através do casamento que se...

DIÁRIO DE UMA CAMINHADA

10/06/2015 21:43
DIÁRIO DE UMA CAMINHADA   Caminhada em dia de semana:avenida turbulenta de carros. Apenas a música me impõe um ritmo lento. O caminho é verde, delicioso. Na volta,do outro lado, seu Pedro, conhecido comum, com os cabelos grisalhos imensos, por cortar há meses, confunde-se no todo cinza de sua...

SEM VERGONHAS

07/06/2015 21:13
SEM VERGONHAS   O dia corria tranquilo, banal como qualquer outro. Duas da tarde em um outono paulistano, as ruas arborizadas de Perdizes, o caminhar lento de uma noite pouco dormida, o sol preguiçoso sob uma luz brumosa. Vou me tecendo sob o som do MP3 repetindo “menina amanhã de manhã”, com...

DIREITOS HUMANOS PARA INGLÊS VER

30/05/2015 18:52
DIREITOS HUMANOS PARA INGLÊS VER   Sempre imaginamos que a capacidade de o ser humano infligir atrocidades a outros humanos é coisa do passado, dos tempos dos campos de extermínio comandados por alemães durante a II Guerra Mundial, dos gulags que proliferaram durante o regime de...

QUE MARX QUE NADA!

05/01/2015 21:43
QUE MARX QUE NADA!   A violência urbana, micro cosmo dos grandes embates mundiais, ocupa as mídias de toda espécie, desde os alternativos ‘cabeça’ que discursam sobre a desigualdade social, sobre a crescente massa populacional à cata das migalhas de um sistema capitalista ultra-selvagem. Há...

CEGUEIRA URBANA

28/12/2014 12:01
  CEGUEIRA URBANA   Lá se vão uns oito anos que isso aconteceu. De repente, um rapaz bonito, esguio, vestido de maneira simples mas agradável, uns vinte e três anos, barba bem aparada, num castanho escuro como seus cabelos, me para e pede uma informação, respondida com a indicação de um...

SER HUMANO

29/11/2014 17:37
SER HUMANO   O ser humano tem facetas surpreendentes. E ultimamente,pelo visto, infelizmente, para pior. Ou melhor, sempre estiveram do lado do pior, mas escamoteavam-se bem. Sem saber usufruir a liberdade que implica em responsabilidade de uma vida útil em sociedade, sem olhar ou agir em...

SOMBRAS

02/10/2014 10:48
SOMBRAS   Entre as sombras das folhagens, mal se notava o homem sentado na calçada com seus pertences ajeitados em pequenos sacos que se amontoavam ao seu redor, servindo de anteparo e descanso aos seus braços. Mãos e pés descalços, cobertos por crostas negras, deixando entrever aqui e ali,...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

CONTOS

EMBRIAGADOR

24/04/2011 19:28
  EMBRIAGADOR   Acordo extenuada pela tensão de tantas fugas noturnas, inúteis, posto que o temor à fera que me espreita ao primeiro fechar de olhos ainda me gela os ossos. O dia amanhece com o céu azul demais, demais! O verde das folhas, translúcidas ao sol, que a tudo colore, reluz em...

O RELÓGIO

09/03/2011 20:55
O RELÓGIO   Dormira a noite inteira encolhida, entre o cansaço e o frio, e sem que fosse necessário separar-se das cobertas jogadas aos pés da cama, Lucia erguera-se de supetão num mau humor que a fazia relutar em sair de casa. Mas afinal tinha um compromisso e após muitos ensaios, limpando a...

A VIAGEM

08/03/2011 13:42
  A VIAGEM   Para Mario aquele era um dia tão especial quanto outros que o fizeram feliz nos últimos anos. À esposa confortavelmente instalada, às filhas crescidas, aos rebentos de seus rebentos, aos amigos com frequência reunidos, ao time de futebol campeão não sei quantas vezes, ao...

ARTIGOS

CARTA AOS PAIS

08/10/2011 19:48
CARTA AOS PAIS       Como muitos de vocês, fui de uma geração que buscava criar seus próprios valores. Opus-me a muitos, inclusive a meus pais, para que assim pudesse criar minha própria forma de ser. Busquei dar aos meus filhos o que pensava ser o melhor, valores nos...