DIREITOS HUMANOS PARA INGLÊS VER

30/05/2015 18:52

DIREITOS HUMANOS PARA INGLÊS VER

 

Sempre imaginamos que a capacidade de o ser humano infligir atrocidades a outros humanos é coisa do passado, dos tempos dos campos de extermínio comandados por alemães durante a II Guerra Mundial, dos gulags que proliferaram durante o regime de Stalin para tentar conter seus supostos opositores. E nos dias de hoje, no máximo, consequências de algum esdrúxulo ditador de algum país semi-tribal nos confins de países árabes ou da África.

Mas a notícia que chegou aos jornais no primeiro dia do ano, se já seria hedionda, no tempo em que foi impetrada,  mais hedionda se faz por ser algo que se prolongou em silêncio, oculto, por anos a fio, chegando aos dias de hoje. Três jovens negros norte-americanos foram presos na década 60 acusados por roubo. Na prisão, buscando dar sentido à própria vida, lutando pela melhoria dos direitos humanos, juntaram-se ao grupo dos Panteras Negras, movimento que buscava denunciar atos de racismo e lutar pela igualdade de direitos humanos, independentemente de credo ou etnia.

Logo surgiu, ou foi criada, a oportunidade de contra-ataque do sistema: um carcereiro foi morto, e os culpados, é claro, foram os integrantes do movimento dos Panteras, confinados a solitárias, vinte e três horas por dia, durante quarenta e dois anos. As testemunhas do assassinato – um cego e um esquizofrênico. O juiz referiu-se a um dos condenados como sendo o homem mais perigoso do planeta. Detalhe – tudo isso se passou em pleno EUA, o guardião da suprema igualdade de direitos e da liberdade humana. Um quebra-cabeça de montagem impossível.

Se tal confinamento, mesmo por alguns dias, é cruel e leva à loucura  um animal, quando se trata de um ser humano, não há palavras para descrever tal tipo de horror. Estes homens ficaram conhecidos como os “três de Angola’ em razão do nome da prisão situada no estado de Louisiana em que ficaram confinados. Um deles, liberto em outubro de 2013 após 42 anos de solitária, morreu três dias depois, em decorrência de um câncer de fígado. Outro,Robert Hillary King, teve sua sentença revogada em 2001, após 29 anos de solitária. Herman Wallace Wood Fox,sofrendo de diabetes tipo 2, hipertensão, insuficiência renal crônica e insônia, continua preso. Até quando?

Até quando direitos humanos será letra morta e panfletária ocultando a própria hediondez varrida para debaixo do tapete? Até quando?

 

01/2015